Após pouso de emergência, voo da American Airlines aterrissa em Guarulhos

Pousou às 21h10 desta segunda-feira (25), no aeroporto Internacional de Guarulhos (Grande SP), o voo 963 da American Airlines que vinha de Dallas (EUA) para o Brasil.

Os 246 passageiros passaram por momentos de tensão quando a aeronave Boeing 777-200, que fazia o voo, precisou realizar um pouso de emergência cerca de 15 minutos após a decolagem no aeroporto internacional de Dallas, na noite de domingo (24).

Todos os passageiros foram retirados do avião, sem ferimentos, e levados para hotéis para passar a noite. Segundo a companhia, a aeronave foi levada para o hangar de manutenção do aeroporto para inspeção e eventuais reparos.

Um outro Boeing 777 partiu de Dallas às 9h22 de hoje para fazer a viagem interrompida. De acordo com a Infraero, o avião pousou no horário previsto em Guarulhos, sem incidentes.

Pouso de emergência

O empresário Rodrigo Magalhães Costa, que estava na aeronave, disse que em segundos o avião perdeu altitude. “Vi no painel de informações do avião a altitude baixar de 1.870 para 535 metros”, disse Costa.

Ele afirma ainda que viu uma turbina pegando fogo e que houve a liberação do combustível da aeronave. Segundo a companhia aérea, um alerta de incêndio no motor direito apareceu na cabine do Boeing após a decolagem. O piloto, então, desligou o motor manualmente e o alerta desapareceu.





Em seguida, ainda segundo a American, o piloto declarou emergência à torre de controle e começou a voar em círculos à espera de autorização para pousar. Antes do pouso, parte do combustível foi liberado para reduzir o peso da aeronave.

Após a queda de altitude, Costa afirma que o piloto pediu para todos os passageiros apertarem os cintos porque em dois minutos faria um pouso de emergência. “O piloto heroicamente conduziu a aeronave ao solo e apareceram bombeiros e policiais por todos os lados”, conta.

Segundo a companhia, apesar da liberação do combustível, o peso da aeronave no momento do pouso ainda estava bem acima do peso máximo normal, já que o avião estava cheio devido à distância da viagem que faria.

As equipes de bombeiros do aeroporto Dallas/Fort Worth se posicionaram para o pouso de emergência, e, durante o procedimento, “dois ou três pneus do avião estouraram antes dele parar”, informou comunicado da American.

Os 20 minutos após o pouso, com os bombeiros resfriando as turbinas com produtos químicos, foram de muita tensão para os passageiros. Segundo Costa, “foi uma cena de filme” –bombeiros entrando no avião com roupas metálicas em meio ao clima de tensão e ao temor de que o avião pegasse fogo.

Fonte: GazetaWeb





Deixe seu comentário