Campanha Fique Sabendo abre programação do Dia Mundial de Luta contra Aids em Guarulhos

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade irão participar da Campanha Fique Sabendo, uma iniciativa que acontece em todo o Estado de São Paulo e tem por objetivo incentivar a população a fazer o exame para o diagnóstico do HIV-Aids. Em Guarulhos, a maioria das UBSs disponibilizará aos interessados o teste rápido, cujo resultado fica pronto em 15 minutos. A ação vai abrir a programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids na cidade, celebrado no próximo dia 1º.

A Campanha Fique Sabendo se estende até o próximo dia 30 (sábado), quando algumas unidades irão abrir, sendo a maioria na parte da manhã, para a realização do exame. Entre as unidades que funcionarão nesse dia estão as UBSs Haroldo Veloso, Marinópolis, Santos Dumont, São Rafael, Jardim Palmira, Continental, e Recreio São Jorge.

Também no dia 30, o Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis -DST/Aids (CTA) abrirá  das 9 às 17 horas e, além dos exames, também distribuirá preservativos e géis lubrificantes. O CTA, que fica na avenida Emílio Ribas nº 1.960 (Jardim Tranquilidade), funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas.

“Queremos conscientizar a sociedade de que é possível conviver com a Aids, mas é muito melhor viver sem ela”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids e gerente do CTA, Simone Miranda de Mendonça.

Programação

Além da Campanha Fique Sabendo, várias outras atividades estão previstas para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids na cidade. Na segunda-feira (25), a equipe de enfermagem do CTA ajudará a incrementar o trabalho dos alunos do 6º semestre da Faculdade de Enfermagem Anhanguera-Torricelli. “Conversando sobre DST” é o nome da ação programada com os universitários, das 19 às 21 horas.

Além de informações sobre as doenças, a equipe de enfermagem do CTA vai realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis e do HIV, bem como distribuir preservativos.  Na terça (26) e no próximo dia 29, a ação será voltada para travestis e profissionais do sexo em pontos onde há grande concentração desse público. Em todas as atividades da semana os profissionais de saúde divulgarão a Campanha do dia 30 no CTA.





No dia 27, os profissionais de saúde levarão a oficina sobre sexo seguro aos integrantes do Programa de Oportunidade ao Jovem (POJ), durante evento promovido pela Secretaria de Trabalho, na FIG-Unimesp. Das 9 às 11 horas, a equipe do CTA falará sobre DST e Aids, bem como distribuirá preservativos aos participantes. “Será um bate-papo muito gostoso, com brincadeiras e aulas práticas, em macro modelo, de como usar o preservativo masculino e feminino”, revelou a auxiliar de enfermagem Cinthia Thompson Lugão Ronchetti.

Explosão Sertaneja

No domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o CTA e o Projeto Explosão Sertanejo promoverão uma grande aula de dança sertaneja e forró no Bosque Maia, juntamente com ações de prevenção a DST e Aids. A iniciativa, que acontece a partir das 15 horas, contará com aproximadamente 40 bailarinos e será aberta ao público em geral.

A programação do Dia Mundial vai até 2 de dezembro, quando acontece a premiação do concurso de experiências bem-sucedidas em prevenção das DST-Aids desenvolvidas na cidade, que é voltado para profissionais da Saúde, estudantes da rede pública de ensino e Secretaria de Esportes. A solenidade de entrega das homenagens aos trabalhos selecionados será realizada das 8 às 13 horas, no Adamastor Centro.

Campanha Fique Sabendo abre programação do Dia Mundial de Luta contra Aids em Guarulhos
Rate this post




Deixe seu comentário