CEU em Guarulhos recebe selo de construção sustentável

O projeto do CEU Continental, na cidade de Guarulhos (Grande São Paulo), recebeu a Certificação Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) de construção sustentável. Foram concedidas oito notas excelentes ao projeto para obtenção do selo social, cinco a mais do que o necessário, com destaque para a concepção arquitetônica, valorização dos ecossistemas, aproveitamento máximo da topografia existente e a preocupação com a sustentabilidade e acessibilidade.

A Certificação Processo AQUA é concedida pela Fundação Vanzolini, em parceria com Sustainable Building Alliance. A avaliação inclui desempenhos de eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde do empreendimento. O processo atribui notas e traça o perfil ambiental dos projetos, avaliando quesitos como: gestão de energia, gestão de água, gestão de resíduos, qualidade sanitária dos ambientes, entre outros. No Brasil, a certificação foi implantada em 2009 e até hoje foram emitidos apenas 40 selos.

CEU Continental





O CEU (Centro de Educação Unificado) Continental será construído numa área de 8 mil m², com vista para a serra da Cantareira. O prédio terá salas de aula, salas multiuso, quadra com arquibancada, biblioteca, telecentro, piscina para crianças, piscina semiolímpica, vestiários e auditório com capacidade para 130 pessoas. Todo o projeto respeita as normas de acessibilidade.

O CEU contará com um rio seco, que coletará água pluvial para reutilização nos sanitários, além de placas de aquecimento solar, que ajudarão no aquecimento dos chuveiros e na redução do consumo de energia. O prédio também terá uma espécie de corredor verde, com sistema natural de tratamento de água para irrigação de um lago artificial com peixes, um laboratório de mudas, salas de atividades infantis, pátio coberto, refeitório e área de recreação externa, além de depósito de ferramentas e espaço para separação de resíduos sólidos e orgânicos.

Fonte: Portal InteligeMcia





Deixe seu comentário