Guarulhos: Audiência pública discute nesta quarta-feira o trecho Norte do Rodoanel

Uma audiência pública sobre o trecho Norte do Rodoanel ocorrerá amanhã, às 17h, no anfiteatro da Universidade Guarulhos, no Centro. A Dersa, empresa do governo do Estado encarregada da obra, irá apresentar detalhes do projeto que interligará quatro rodovias que cruzam a cidade – Dutra, Fernão Dias, Ayrton Senna e Helio Smidt – e fará conexão com os trechos Oeste (concluído) e Leste (também projetado).

Embora os benefícios da obra sejam quase consensuais, existem polêmicas envolvendo aspectos ambientais, já que a rodovia passará na borda da Serra da Cantareira, e sociais, pois deverão ser desapropriados 2.794 imóveis residenciais, industriais e rurais em São Paulo, Guarulhos e em Arujá. A Agende, que está capitaneando um grupo das principais entidades da sociedade civil, prepara uma proposta conjunta a ser apresentada na reunião.

Com forte vocação logística, a cidade encara a construção do trecho Norte como um grande benefício para a economia local. “Sem dúvida nenhuma a construção do trecho Norte do Rodoanel irá beneficiar a cadeia logística de Guarulhos. Embora atuemos no setor, fazemos a ressalva de que os aspectos ambientais têm de ser levados em conta, mas eles não devem servir de obstáculo para a construção dessa rodovia”, disse o Coordenador do curso de Logística da Fatec de Guarulhos, Mário Pereira Roque Filho.





O mestre da faculdade estadual de tecnologia instalada na cidade conta com uma segura rede de informantes, além de seus próprios contatos nas empresas: os alunos da Fatec absorvidos pelo mercado de logística.

“Nosso estudantes trazem essas informações de seus ambientes de trabalho. Além disso, nossas disciplinas tratam de projetos ligados a mapas e rotas para o escoamento de mercadorias. Em nossas simulações ficam evidentes os ganhos que o trecho Norte do Rodoanel trará em termos de quilometragem e tempo no deslocamento de cargas. E tempo é dinheiro”, esclarece o professor da Fatec.

O Trecho Norte, quando concluído, terá 44 km de extensão de um total de 177 km dos quatro trechos somados. Os trechos Oeste e Sul estão em operação. As obras do trecho Leste começarão já em 2011 e deverão estar concluídas em 2013. A Dersa estima que o trecho Norte deverá ser concluído em 2014, inclusive com interligação com a rodovia Helio Smidt, utilizada como acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica.





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