Guarulhos: Cadastramento prepara desapropriações para obras do Parque Linear

A Secretaria de Saneamento e Energia do Estado contratou duas empresas para realizar o cadastramento social das 500 famílias que ocupam área a ser desapropriada em Guarulhos visando a criação do Parque de Várzeas do Tietê (PVT).

Segundo Rui Brasil, assessor de gabinete da secretária estadual, as empresas – Diagonal Consultoria e Cobrap – trabalham de forma “metódica e paulatina” para evitar pânico entre os moradores. O objetivo é conhecer o número de membros de cada família, idades, renda e outros dados socioeconômicos.

“Serão realizadas reuniões para prestar esclarecimentos. Os terrenos para as futuras habitações já estão escolhidos, mas vamos manter sigilo por enquanto. As obras dessas moradias serão mesmo da CDHU e a questão dos valores e condições de pagamento serão tratadas com todo o cuidado pelo governo”, disse Brasil.





Em Guarulhos, a área total do PVT será de aproximadamente 7,1 km2, dos quais parte já é área pública do Estado. O projeto total ocupará área de 107,3 km2.

Considerado o maior parque linear do mundo, com 75 km de extensão e 107 km² de área, ele deverá ser concluído em 2019. A obra é considerada uma das soluções para o problema das enchentes na região.

A Prefeitura de Guarulhos, por meio do secretário de Meio Ambiente, Alexandre Kise, informou que está atenta a todo o processo, “quer prestando informações solicitadas ao Estado, quer acompanhando o destino dos moradores que terão de ser deslocados”.

Fonte: Diário de Guarulhos





Deixe seu comentário