Guarulhos expõe casos no Congresso Brasileiro de Hansenologia

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tranquilidade estão representando Encontra Guarulhos no 12º Congresso Brasileiro de Hansenologia e no Congresso Regional das Américas da International Leprosy Association, que acontece até o próximo sábado (26), em Maceió, Alagoas.

As médicas Maria do Rosário Vidigal e Dalila Filomena Mohallem, que também atua na UBS Cecap, bem como a farmacêutica Gláucia Breves Washington e a assistente social Angelina Lopes apresentarão a evolução do tratamento oferecido pelo sistema municipal de Saúde, com a abordagem de dois casos clínicos em acompanhamento na rede e um de Vigilância Epidemiológica.

O tema central do encontro será a prestação de serviços em hanseníase, com discussões acerca dos últimos avanços no conhecimento científico da área. O objetivo é contribuir de forma efetiva com a melhoria das condições de saúde das pessoas afetadas pela doença.





A Sociedade Brasileira de Hansenologia, como uma das sociedades científicas mais antigas da Associação Médica Brasileira, tem como missão estimular a discussão, no mais alto patamar da ciência ética, sobre os aspectos obscuros e intrigantes dessa doença. Em todos os eventos científicos, a SBH incentiva a participação de todos os profissionais vinculados com a hanseníase, especialmente os que atuam no atendimento direto aos pacientes.

A hanseníase é identificada por alguns sinais, tais como manchas na pele com dormência que não doem, não incomodam, não coçam e não pegam pó. Também pode estar doente a pessoa que não sente dor ao queimar-se ou cortar-se. Em casos suspeitos, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência. O tratamento é simples e gratuito.

Fonte: Guarulhos Noticias





Deixe seu comentário