Guarulhos recebe segunda estação de tratamento de esgoto ‎

O prefeito de Encontra Guarulhos, Sebastião Almeida, entregou neste domingo (11) a segunda Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, localizada na região de Bonsucesso. A nova estação tem capacidade para tratar 20% do esgoto coletado do município e vai atender a 260 mil moradores, em 34 bairros. Trata-se da segunda estação inaugurada em menos de três anos, o que elevou a capacidade de tratamento no município de zero para 35% do material coletado, atingindo um total de 455 mil moradores.

No total, a cidade receberá R$ 771 milhões do Governo Federal para investimentos em Saneamento Básico. Depois das inaugurações das ETEs São João, no ano passado, e Bonsucesso, no último domingo, a cidade se prepara para iniciar as obras de uma terceira unidade, na região da Várzea do Palácio. “Temos condições de chegar a 70% do tratamento em Guarulhos até o final do próximo ano. Não conheço nenhuma outra cidade no País que tenha saído do zero no tratamento e tenha chegado a esse patamar em apenas quatro anos”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida.





A inauguração da ETE Bonsucesso contou com a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que representou a presidente Dilma Rousseff. Miriam destacou a importância do programa de Saneamento Básico de Guarulhos, que segundo ela é hoje uma referência no País. “A cidade demonstrou capacidade de execução e de gestão dos recursos federais”, destacou a ministra. “A ETE Bonsucesso é mais uma obra importante do PAC, que prioriza recursos para o saneamento. Guarulhos soube aproveitar essa oportunidade”.

As obras do Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos são realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia municipal responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Fonte: Portal Bagarai





Deixe seu comentário