Segunda maior cidade de São Paulo (e sem nenhuma linha férrea), Guarulhos, na Grande São Paulo, entrou no radar do governo do Estado para a expansão do metrô. Uma atualização do projeto de prolongamento da Linha 2-Verde agora prevê a construção de duas estações metroviárias na cidade, embora longe do centro.
As duas paradas – Ponte Grande e Dutra – ficarão na área sudoeste do município, perto da Rodovia Dutra. De acordo com um relatório apresentado pela Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô, a estação terminal será construída num terreno ao lado do Shopping Internacional, no bairro de Itapegica.
O plano original era a Estação Dutra ainda em solo paulistano, no Parque Novo Mundo, na zona norte, a cerca de 400 metros do limite com Guarulhos, do outro lado da Rodovia Fernão Dias. A decisão revela a mudança de postura da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre investimentos em transportes sobre trilhos no município, há anos comandado por prefeitos petistas – o atual é Sebastião Almeida.
Com a mudança, a extensão da Linha 2 terá 13 estações e 14,4 km. A obra, que pode começar ainda neste ano, originalmente custaria R$ 8,5 bilhões. O valor, porém, ainda não considerava a Estação Ponte Grande. Além da ampliação da Linha 2-Verde, a cidade terá o serviço de um ramal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a 13-Jade, também anunciada por Alckmin, que conectará a zona leste da capital ao aeroporto de Cumbica. As obras desse ramal começam neste ano.
Quem depende do transporte público, como a cozinheira Idalvanete Correia Costa, de 45 anos, que mora em Santa Isabel, na região metropolitana, e que sempre faz compras no Shopping Internacional, aprovou o anúncio.
— Para quem vem de São Paulo, vai facilitar bastante, mas para o resto da cidade, acho que não vai mudar muito.
Para ir trabalhar, o operador de supermercado Luciano Geraldo da Silva, de 34 anos, pega dois ônibus lotados. Ele trabalha há quase uma década na cidade, embora viva na zona leste de São Paulo.
— Nos últimos anos, os governos focaram muito no aeroporto e esqueceram do resto da cidade, que precisa de mais transporte público.
Situação parecida enfrenta o cozinheiro Marcelo Valentim de Oliveira, de 39 anos, que trabalha em uma empresa na Avenida Senador Adolf Schilling, perto de onde ficará a Estação Dutra. Morador de Guarulhos, quando precisa ir para o metrô, tem de pegar um ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) até a Estação Armênia, na Linha 1-Azul.
— Está sempre cheio e o preço da viagem é alto. Fora que ficamos muito dependentes das condições da Dutra. Qualquer chuvinha já para tudo.
Necessidade
Em nota, o Metrô de São Paulo informou que “estudos preliminares” constataram a necessidade de mais uma estação” no prolongamento da Linha 2-Verde, que hoje liga a Vila Prudente, na zona leste da capital, à Vila Madalena, na zona oeste. Essa estação é a Ponte Grande, que atenderá, em média, 11,5 mil passageiros por dia. O projeto básico será contratado até o fim de 2013.
A Estação Dutra, por sua vez, deverá registrar 92 mil entradas por dia. Essa estação será importante, segundo a empresa, para a integração com ônibus municipais e intermunicipais.
Fonte: R7