MEC dá nota 4 e põe Universidade de Guarulhos em primeiro lugar

Uma nova classificação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação elevou a nota média dos cursos universitários do município e colocou a Universidade Guarulhos (UnG) em primeiro lugar.

Numa escala que vai de 1 a 5 (nota máxima), a UnG recebeu em 2010 o Conceito Institucional 4 do sistema de avaliação do MEC (Sinaes). É a mesma nota, por exemplo, da PUC-SP.

“É a primeira vez que uma instituição de ensino superior da cidade é pontuada com esse grau de excelência, o que nos deixa muito orgulhosos. Os guarulhenses também devem se sentir assim, pois, afinal, educação deve ser uma prioridade”, disse o professor e chanceler da UnG, Antonio Veronezi.

Outras instituições universitárias do município também melhoraram sua classificação em relação às notas de 2009.
Foi o caso da Eniac, Torricelli, Unimesp, Faculdades Integradas de Guarulhos e Facig.





Todas estas receberam nota 3 em Conceito Institucional.
As avaliações sobre cursos superiores estão organizadas por Estados e municípios, e disponíveis no site do MEC (emec.mec.gov.br/emec/).
“A UnG excedeu as especificações exigidas pelo MEC em sua avaliação, daí nosso resultado. Investimos em qualidade, fugindo da guerra predatória pelo valor mais baixo na mensalidade”, comemorou Veronezi.

A UnG tem hoje 55% de professores com mestrado e doutorado, percentual bem acima do mínimo recomendado pelo MEC (33%). Mais de 40% do corpo docente têm dedicação integral (o mínimo é 33%).
A UnG também investiu em bibliotecas, laboratórios e acessibilidade, outros itens bem avaliados pelo MEC.

Além da nota 4 em Conceito Institucional, a UnG subiu de 2 para 3 no Índice Geral de Cursos, segundo seu chanceler.
Este é um indicador da qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Esta nova nota, porém, ainda não está disponível no site do MEC.





Deixe seu comentário