Número de moradores por domicílio em Guarulhos, supera média do país, diz IBGE

Os dados parciais divulgados ontem pela agência do IBGE em Guarulhos apontam que a cidade tem 3,39 moradores por domicílio.
O dado coloca o município acima da média nacional, com 3,33 m/d, e da estadual, com 3,32 m/d.

A apuração preliminar ainda mostra a média de habitantes por residência nas quatro grandes áreas determinadas pela unidade para a pesquisa. Na primeira, onde está localizado o Centro, a média é de 3,0 m/d. Na região que abrange os bairros próximos ao Macedo, a projeção é de 3,2 m/d. Já nas áreas que abrangem a região do Cabuçu, Pimentas, Parque Jurema e Jardim Aracília, a expectativa é a maior com 3,4 moradores por domicílio.

Segundo o coordenador de área, Dejair Delalibera, o saldo foi influenciado pela estrutura familiar. “Em muitas casas, a mãe ainda é casada e mora apenas com o filho. Em outras os filhos já não moram mais com os pais e essa mudança no perfil familiar faz com que o número de moradores em uma residência diminua”, explica. Outros casos mostram a presença de casas como área de uso ocupacional, ou seja, que são mantidas mesmo sem habitantes.





O questionário composto por 95% de questões básicas e 5% de amostragem levantou informações inéditas, como emigração internacional, que avalia a quantidade populacional que deixa a cidade para morar no exterior, a quantidade de pessoas registradas em cartório, o número de casais homossexuais, além dos presos que cumprem sentença.

O levantamento parcial aponta que o número de mulheres é maior em Guarulhos. Elas somam 606.743 e os homens 576.184.

Para o coordenador Delibera, o desempenho do recenseadores colaborou para o andamento do trabalho. “Esse Censo superou nossas expectativas e tivemos colaboradores que não só fizeram a coleta de dados com persistência diante das adversidades mas também exerceram uma ação de cidadania”, diz.

O trabalho do Censo foi totalmente digitalizado e contou com a tecnologia de criptografia desenvolvida pelo IBGE, já observada por 17 países.
O resultado oficial do censo 2010, utilizado para entender a evolução populacional do País e para ajudar no planejamento de futuras ações será divulgado no dia 30 de novembro.

Fonte: Diário de Guarulhos





Deixe seu comentário