Projeto ajuda presos a aprender nova profissão em Guarulhos

Dez homens que cumprem pena na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, começaram uma nova vida nesta segunda-feira (19). Perto de ganhar a liberdade, eles começaram a trabalhar em uma estação ecológica. A ideia é que eles aprendam uma profissão e consigam um emprego depois que deixarem a cadeia.

Os detentos trabalham junto com os outros funcionários da serraria ecológica. Essa é uma forma de quebrar o preconceito. No primeiro dia de serviço, eles aprendem a plantar e esperam colher os frutos desse trabalho quando saírem da prisão.

“Essas pessoas, um dia, terão que retornar pra sociedade. Que esse retorno seja o menos traumático possível. Se dermos uma segunda chance, com certeza eles não reincidirão no crime”, diz o idealizador do projeto, Edris de Queiroz.





Neste primeiro momento são dez presos do regime semi-aberto que participam do projeto. Todos são monitorados por uma tornozeleira eletrônica. Se algum deles se afastar do local de trabalho, a polícia é acionada automaticamente. Mas a expectativa é de que nada de ruim aconteça, já que eles foram selecionados justamente por terem bom comportamento.

Marcelo de Souza foi preso há oito anos por roubo. Cada três dias de trabalho representa um dia a menos na prisão. Ele não vê a hora de recomeçar a vida longe das grades. “Mostrar pra sociedade que temos brilho”, afirmou

Os presos também são acompanhados de perto por um agente penitenciário. Todas as plantas serão usadas em parques do município. Se o projeto der certo, outras 90 pessoas serão beneficiadas.

Fonte: G1





Deixe seu comentário