PT e PSDB disputarão a prefeitura de Guarulhos no segundo turno

A eleição 2012 para a Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, será decidida no segundo turno, entre os candidatos Sebastião Almeida (PT), que tenta a reeleição, e Carlos Roberto (PSDB). Almeida obteve 49,66% dos votos válidos no primeiro turno realizado neste domingo (7) contra 29,37% de Carlos Roberto. A votação do segundo turno ocorrerá no dia 28 de outubro, das 8h às 17h.

Almeida liderou as pesquisas de intenção de voto durante a campanha seguido por Carlos Roberto. Com a definição do segundo turno, a eleição em Guarulhos repete o ocorrido em 2008, quando os mesmos candidatos ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação.

Entre as principais propostas de Almeida para sua permanência na Prefeitura estão a entrega de 20 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e a criação de 18 mil vagas em creches até 2016. O candidato também pretende melhorar o sistema de iluminação em Guarulhos e priorizar a coleta seletiva de lixo. Na saúde, Almeida tem planos de construir três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h e uma maternidade, além de entregar dois hospitais. Na área de segurança, a proposta do candidato inclui a instalação de mais câmeras de monitoramento nos centros comerciais.





Carlos Roberto pretende dividir a Secretaria da Saúde em duas coordenadorias, a fim de priorizar o atendimento e o tratamento. Já na área da segurança, ele quer levar a Guarulhos programas do governo estadual, como a polícia comunitária, a central de monitoramento eletrônico e a proteção cidadã. O plano de governo também inclui trens e o metrô em Guarulhos, além da criação de 6 mil novas vagas em creches.

Candidatos
Sebastião Almeida nasceu em 20 de Janeiro de 1959, em Guaporema, no estado do Paraná, mas vive em Guarulhos há mais de 30 anos. Ele foi eleito prefeito da cidade em 2008. Metalúrgico e sindicalista, Almeida é casado e pai de três filhas. Antes de assumir a prefeitura, ele foi vereador (2000) e deputado estadual (2002). Em 2006, assumiu a presidência da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Carlos Roberto nasceu em 25 de dezembro de 1955, em São Paulo, e é técnico em mecânica industrial. Carlos entrou para a vida pública em 1988, quando foi eleito vereador. Reeleito em 1992, administrou a Secretaria Municipal de Turismo, onde ficou por um ano até retornar à Câmara Municipal de Guarulhos. Já havia se candidato à Prefeitura em 1996 e em 2008, mas ficou em terceiro e segundo lugar, respectivamente.

Confira votação dos candidatos

Almeida (PT) 49,65%
Carlos Roberto (PSDB) 29,37%
Wagner Freitas (PP) 9,46%
Jovino Cândido (PV) 5,47%
Alan Neto (DEM) 4,94%
Ederaldo Batista (Psol) 0,85%
Joel Paradella (PSTU) 0,25%

Fonte: G1





Deixe seu comentário