Rodoanel Mário Covas em Guarulhos

O Rodoanel Mário Covas (SP-21) também conhecido como Rodoanel Metropolitano de São Paulo é um anel viário com aproximadamente 180 quilômetros de extensão, duas pistas e seis faixas de rodagem que está sendo construído em torno do centro da Grande São Paulo, com a finalidade de aliviar o intenso tráfego de caminhões oriundos do interior do estado e das diversas regiões do país e que cruzam as duas vias urbanas marginais da cidade, a Marginal Pinheiros e Marginal Tietê, o que provoca uma grave situação de congestionamento urbano.

É prevista como uma rodovia de acesso restrito, com largas faixas vazias ou a serem preenchidas com arvoredos nas proximidades de áreas residenciais no seu entorno visando evitar a ocupação das áreas lindeiras. Não obstante, a simples presença do Rodoanel provocou um intenso movimento de especulação imobiliária nessas regiões.

A execução da obra foi dividida em quatro trechos, Oeste, Sul, Leste e Norte. Mais de 75% da via foi entregue até o momento, compreendendo os trechos Oeste, Sul e Leste, inaugurados respectivamente em 2002, 2010 e 2014. O trecho Norte, já em construção, está previsto para ser inaugurado em março de 2018.

Características

Extensão: Atualmente: 132,5 km, projeto final: 176,5 km
Pista Interna: Estrada Velha de Campinas, em Perus, São Paulo, SP
Pista Externa: Rodovia Presidente Dutra, em Arujá, SP

Anel em torno:  da cidade de São Paulo

Pedágios: Desde 17 de dezembro de 2008, o Rodoanel é uma rodovia com pedágio. O sistema de cobrança foi estruturado nas saídas das rodovias atualmente interligadas e nos acessos urbanos:

  • Acesso à Estrada Velha de Campinas/SP (Km 00)
  • Acesso à Rodovia dos Bandeirantes/SP (km 03)
  • Acesso à Rodovia Anhanguera /SP (km 06)
  • Acesso à Rodovia Castelo Branco/SP (km 14)
  • Acesso à Avenida Leonil C. Bortolosso/SP (km 20)
  • Acesso à Rodovia Raposo Tavares/SP (km 24)
  • Acesso à Rodovia Régis Bittencourt/SP (km 29)
  • Acesso à Parelheiros (km 50)
  • Acesso à Rodovia dos Imigrantes/SP (km 70+200)
  • Acesso à Rodovia Anchieta/SP (km 75)
  • Acesso à Jacu Pêssego/SP (km 86)
  • Acesso à Rodovia Ayrton Senna/SP (km 123)
  • Acesso à Rodovia Dutra/SP (km 130)
  • Pedágio SPMar/SP (km 003)

Trecho Norte e Guarulhos

Com as obras iniciadas em 11 de março de 2013, o trecho norte ligará o trecho oeste, desde o entroncamento com a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães em Perus, ao trecho leste, na intersecção com a Rodovia Dutra, atravessando os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá. O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias e ligação exclusiva ao Aeroporto de Guarulhos, com o prolongamento da Rodovia Helio Smidt.





Servirá para retirar da Marginal Tietê os veículos que partem de Minas Gerais, do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro para o Sul do país. O trecho norte apresentava, inicialmente, fatores que não sugeriam a sua construção em curto prazo. O primeiro deles dizia respeito à Serra da Cantareira, reserva de Mata Atlântica existente na Zona Norte do município de São Paulo junto aos municípios de Guarulhos, Mairiporã, Franco da Rocha e Caieiras, que teoricamente poderia obrigar a construção a ser elaborada de forma diferenciada, com a presença de vários quilômetros de túneis. Outro fator dizia respeito à Rodovia Dom Pedro I, que liga a Dutra a Campinas, correndo a menos de 50 quilômetros ao norte do local para onde está prevista a construção do ramo. Esta rodovia é considerada subutilizada para a infraestrutura que possui, e já carrega praticamente todo o fluxo que circula de Minas, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro até as regiões oeste e norte de São Paulo. Uma ligação mais eficiente daquelas regiões com a Região Sul do Brasil poderia ser feita através da construção de uma pista nos padrões do Rodoanel entre as rodovias Dom Pedro e Bandeirantes, ou, daquela até o início do tramo oeste do Rodoanel.

Mapa do Rodoanel em Guarulhos

Fontes:
www.rodoanel.org Site de Rodovias
www.spmar.com.br Concessionária adiministradora do trecho Leste e Sul
www.rodoaneloeste.com.br Concessionária adiministradora do trecho Oeste
pt.wikipedia.org/wiki/Rodoanel_Mário_Covas





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