Táxis de Guarulhos passarão a ter cor branca como padrão

Os táxis na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, irão padronizar a identidade visual e adotar a cor branca. A medida se tornará obrigatória a partir de maio quando o prefeito Sebastião Almeida (PT) assinará um decreto exigindo a nova identificação.

Atualmente, somente os táxis que atendem o aeroporto de Cumbica são brancos. Os demais taxistas da cidade circulam com veículos das mais variadas cores. De olho em grandes eventos, como a Copa do Mundo, a Prefeitura decidiu mudar o visual do meio de transporte.

Os veículos também devem circular com o prefixo e o número de permissão expostos, além do logotipo da cooperativa, telefone e site da central de rádio-táxi. Se os táxis não forem de frota terão que exibir o brasão municipal, o telefone da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG) e o site da Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, o objetivo é facilitar a visualização dos táxis e trazer mais segurança aos usuários. “Nós entendemos que os táxis de rua deviam ser padronizados, pensando que Guarulhos é uma cidade de negócios, por onde circulam vários turistas vindos do aeroporto que se hospedam na cidade”, disse.





Para obter licença de funcionamento, os novos táxis devem ser brancos. Já os antigos podem se adaptar envelopando o veículo. Se a cor do táxi for modificada, será preciso emitir nova documentação.

Outro item obrigatório para o motorista será a utilização de um crachá com nome, foto, RG do taxista e prefixo do veículo. Os taxistas terão 90 dias para se adequar.

“Se alguém for fraudar precisa alterar dois itens: a padronização visual e o crachá”, afirmou Pereira.

Motofrete
Os motofretistas também terão um novo padrão visual regulamentado. Além dos itens de segurança, os profissionais que trabalham com a moto na cidade precisarão colar um adesivo no baú, fornecido pela Secretaria de Transportes, que consta um telefone para reclamações.

“Vamos trabalhar para que todas as motocicletas cadastradas do município tenham os itens de segurança, incluindo o baú, porque isso também ajuda na regulamentação da própria profissão do motofrete”, disse Pereira.

A Prefeitura de Guarulhos também iniciou o cadastramento dos ônibus fretados que circulam dentro do município, com o levantamento das linhas e dos trajetos. “Não havia regulamentação do fretamento de ônibus na cidade. Todas as linhas regulares devem se cadastrar para que a Prefeitura possa planejar o trânsito da cidade”, ressaltou o secretário.

Fonte: G1





Deixe seu comentário