Terminal 3 de Guarulhos vai ter shopping center e hotel cinco estrelas

O terminal três do aeroporto de Guarulhos, programado para ficar pronto até a Copa do Mundo de 2014, terá shopping center e hotel cinco estrelas. As obras estão previstas no plano de expansão do aeroporto, que terá investimento de R$ 2,6 bilhões, informou nesta quarta-feira Antonio Miguel Marques, presidente da concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que está assumindo a administração do aeroporto Internacional de Guarulhos.

As novidades foram anunciadas pelo executivo na apresentação do plano diretor que orientará os investimentos na expansão do aeroporto pelos próximos 20 anos, prazo de vigência da concessão. Como parte do plano estão previstas ainda a construção de prédios de estacionamento, edifícios comerciais, mais hotéis e centros de convenções, além da reforma dos terminais um e dois, de pátios e das pistas de pouso e decolagem.

O plano também define as funções de cada terminal. Os terminais um e quatro, este inaugurado no início deste ano e hoje usado somente pela Webjet, serão dedicados a voos domésticos. O terminal dois será de uso misto. Nele serão operados voos domésticos e voos internacionais de curta duração. Os voos internacionais de longa distância e com aviões maiores, como os A-380 e o Jumbo 747-800, serão exclusivos do terminal três.

Desenhado com base no conceito asiático de aeroportos, o novo terminal terá 192 mil metros quadrados de área construída – mais que o dobro da área dos terminais 1 e 2 somados – e um prédio que concentrará lojas, salas VIP, opções de entretenimento, descanso e alimentação, diz o executivo. É onde também funcionará o hotel cinco estrelas. Dele, será possível seguir para o longo e largo corredor (finger) onde ficarão os portões de embarque e algumas lanchonetes, bancas de revista e livrarias.





O hotel do terminal três será um hotel de passagem. A unidade terá 50 quartos e será destinada principalmente a passageiros em trânsito. Não será necessário passar pela imigração para ficar hospedado. Haverá ainda outro hotel cinco estrelas externo, com 250 quartos. Este, no caso, não será construído pelo concessionária. Segundo Marques, a ideia é entregar a obra a uma rede tradicional. “Já estamos negociando, mas ainda não há nada fechado”, afirma o executivo.

Prioridade

Até a Copa de 2014, porém, em função do tempo limitado, serão priorizadas algumas obras, além da construção do terminal três, iniciada neste mês, e do hotel de luxo. A pista principal de pouso e decolagem será alargada, de 45 metros para 60 metros, e reforçada para receber os super aviões da categoria F, da qual fazem parte o A-380 e o Boeing 747-800. Esses jatos não voam para o Brasil por falta de pistas e estrutura nos aeroportos.

A pista também passará por obras para agilizar a saída das aeronaves. Hoje, há uma espécie de esquina no final da pista, que obriga a aeronave a reduzir muito a velocidade para ir para a área de desembarque. A nova saída será mais suave, como a alça de um viaduto, e permitirá que os aviões liberem a pista mais rapidamente.

As pistas secundárias, usadas somente na movimentação das aeronaves entre o pátio e a pista de decolagem, também serão alargadas e reforçadas, e o estacionamento de aviões, que atualmente tem 54 posições, ganhará mais 34 até o evento. Hoje, a falta de espaço para estacionamento, segundo Marques, é um dos principais gargalos em Guarulhos. A ponto de uma das pistas secundárias ser usada para isso.

Fonte: Portal Ig





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