Capoeira é tema de oficina de africanidade para crianças em Guarulhos

Com o objetivo de promover a consciência da igualdade racial entre as crianças no município, a Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR), por meio do Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, está realizando a oficina de Africanidades voltada para crianças entre 4 e 12 anos. A atividade é gratuita e se realizará sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 14 horas, na Associação Guarulhense para o Menor (Agam), localizado na rua Quilombo, 344, no Jardim Santa Cecília. A oficina irá até o dia 4 de fevereiro e conta com a parceria da Secretaria de Habitação.





O tema da oficina será a capoeira, historicamente iniciada no século XVI, quando o Brasil era colônia de Portugal. Na época, os senhores de engenho proibiam a prática de qualquer luta por parte dos escravos. A partir dessa imposição, o ritmo e os movimentos das danças africanas foram adaptados a um tipo de luta, originando-se assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança, e importante instrumento da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A atividade é composta por brincadeiras, jogos, música, dinâmicas em grupo e artes plásticas baseados na cultura africana e afro-brasileira, e tem a intenção de apresentar às crianças os valores dos povos africanos, assim como a diversidade e o respeito entre todas as raças.

Para participar ou obter mais informações, basta comparecer à sede do Xikelela (avenida Dr. Timóteo Penteado, 4.114 – Vila Galvão – guia Guarulhos) ou entrar em contato pelos telefones 2304-7464 e 2304-7189.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos





Deixe seu comentário