Guarulhos é premiada por software eficiente nos gastos públicos

A Prefeitura de Guarulhos foi agraciada, nesta segunda-feira (27), com o Prêmio Mario Covas 2013 na categoria Destaque – Excelência no Gasto Público Municipal pelo desenvolvimento do software Guarux. No total, 411 projetos concorreram à premiação que contou com 58 finalistas e 21 premiados em quatro categorias. “Esse prêmio é um reconhecimento aos investimentos da Prefeitura na área de tecnologia. Estamos desenvolvendo ferramentas que podem ser compartilhadas por um número cada vez maior de pessoas”, destacou o prefeito Sebastião Almeida.

Desenvolvido por técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) para a redução de custos e inclusão digital, oGuarux é uma distribuição pioneira no âmbito governamental, totalmente desenvolvida em software livre a partir do Ubuntu e está instalado em 25% dos computadores da Prefeitura, resultando em uma economia de cerca de R$ 1,2 milhão em licenças de softwares proprietário aos cofres municipais. É empregado com sucesso nos 27 telecidadanias (os telecentros da Prefeitura), que possuem mais de nove mil usuários cadastrados e cerca de 14 mil acessos por mês. “Isso é mais um sinal de consolidação do software livre em nosso município”, disse Almeida.





A distribuição possui ambiente gráfico amigável, é de fácil manuseio pelo usuário final e há em versão educacional e para escritório, além de oferecer aplicativos de acessibilidade visual e motora (para pessoas com grande dificuldade motora, como os tetraplégicos, e o jogo TDGrux, para crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), lousa digital e jogo educativo para crianças autistas).

O Prêmio Mario Covas é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), com apoio da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação para o Desenvolvimento da Educação na cidade Guarulhos(FDE), da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), do World Wide Web Consortium Escritório do Brasil (W3C) e da Fundação Mario Covas. Seu objetivo é promover práticas inovadoras que contribuam na melhoria da qualidade dos serviços públicos, reconhecendo iniciativas dos municípios paulistas que visem à desburocratização, eficiência na utilização de recursos, universalização dos serviços e efetividade de resultados.

Fonte: Prefeitura Guarulhos





1 resposta

  1. Creusa 8 de junho de 2013

Deixe seu comentário