Guarulhos: Hospital Geral ganhará tratamento oncológico até o final deste ano

Os pacientes de Guarulhos com câncer e que, atualmente, precisam buscar tratamento fora do município, poderão contar, até o final deste ano, com um centro de atendimento especializado que será implementado no Hospital Geral de Guarulhos (HGG), no Parque Cecap.

Segundo o departamento de regulação da Secretaria de Saúde, atualmente, 360 pessoas necessitam destes serviços no município por ano. De acordo com a Secretaria, a competência para doenças de alta complexidade, como o câncer, são do governo do Estado.

Neste caso, a referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento dessa enfermidade é o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e o Hospital de Mogi das Cruzes, para onde são encaminhados os pacientes. Com a integração do tratamento oncológico no HGG, a cidade também integrará a lista estadual de referência da doença.





Até o momento, segundo a pasta, a cidade dispõe de tratamento oncológico no Cemeg (Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos), localizado na Vila Augusta, por meio de um médico especialista que faz acompanhamento de casos clínicos. Além dessa especialidade, a cidade dispõe hoje de recursos para o tratamento de HIV em duas unidades para adultos, no Complexo Hospitalar Padre Bento – Ambulatório Walter Belda, no Gopoúva; e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Carlos Cruz, no Parque Jurema. Para crianças expostas ao HIV durante a gestação e crianças e adolescentes soropositivos, o tratamento acontece no SAE Pediátrico instalado no Ambulatório da Criança, no Centro.

Nos casos de doenças cardíacas, o Hospital Stella Maris, no Itapegica, é apontado como referência na cidade, além de atender pacientes de outros dez municípios do Alto Tietê. Já para queimaduras, a orientação é buscar atendimento nos hospitais e unidades médicas de referência de São Paulo.

Fonte: O Olhão





Deixe seu comentário