Unidade de saúde tem médico três dias por semana em Guarulhos

Lixo, pombos, carros abandonados e, em quatro dias da semana, nenhum médico. Essa é a situação da Unidade de Saúde da Família da Vila São Rafael, que atende moradores do bairro Itapegica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A gerência do posto admite dificuldade para conseguir médicos. Já a Secretaria de Saúde na Cidade de Guarulhos não se pronunciou sobre as condições do posto e nega a existência de doenças provocadas pela falta de saneamento na região da Vila São Rafael. “Não houve nenhum surto de diarreia neste ano”, diz a pastaem nota.

Os moradores reclamam de doenças como febre, diarreia e outros mal-estares causados pela falta de saneamento básico e da falta de atendimento médico próximo. Os casos mais urgentes têm sido encaminhados a hospitais mais distantes.





Estivemos no local na sexta-feira (26), onde não havia nenhum médico. “Médico aqui só de segunda, quarta e quinta”, disse uma enfermeira, que preferiu não se identificar. Ela explica para uma das moradoras que levou a filha para uma consulta que o outro médico pediu demissão. “Ficou 26 dias e saiu. Não colocaram ninguém no lugar.”

Um adolescente chega com dor de dente. “Hoje está sem médico”, responde a atendente. Ele diz que vai para o Hospital Municipal de Urgências. “Semana passada foram mais de 200 pacientes ao mesmo tempo”, desabafa a enfermeira.

Fonte: G1





Deixe seu comentário