2ª Oficina de Resíduos Sólidos em Guarulhos reúne cidades e discute plano diretor

Começa nesta quinta (1) a 2ª Oficina de Resíduos Sólidos de Guarulhos. Durante o evento será discutido a implementação do Plano Diretor de Resíduos sólidos da cidade que está em fase de planejamento e deverá entrar em funcionamento em 2011.

Segundo a secretária de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, há 18 meses Guarulhos trabalha no projeto. “Nossa previsão é de que até julho de 2011 nosso Plano Diretor já esteja em funcionamento ajudando a resolver o grave problema da destinação dos resíduos sólidos que atualmente atinge todos os países do mundo”, declarou.

Para esclarecer sobre a importância da iniciativa, o encontro contará com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Meio Ambiente, Silvano Silvério Costa. “A presença de um renomado especialista no assunto é muito importante, pois ajudará aos participantes a entenderem a necessidade desse tipo de política pública e do trabalho em conjunto”, disse Maria Helena.





Segundo lei federal aprovada em agosto de 2009, todos os municípios do País terão até julho de 2011 para programar um Plano Diretor de Resíduos Sólidos.

“Estamos na frente de vários municípios, pois já realizamos uma primeira oficina onde fizemos um pré-diagnóstico da situação. Agora iremos apresentar o prognóstico final que nos ajudará na implementação do Plano Diretor”, declarou Maria Helena.

Para a secretária, um dos pontos mais importantes da lei diz respeito ao ponto que trata da Logística Inversa de Avanço, que responsabiliza fabricantes de materiais como lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas entre outros pela destinação final do produto após o uso.





Deixe seu comentário