Guarulhos registra epidemia de conjuntivite; infectados na capital passam de 50 mil

O CCD (Centro de Controle de Doenças) da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) do Município de São Paulo confirmou o registro de 50.405 notificações de conjuntivite viral entre 1º de fevereiro e 15 de março.

Segundo o departamento, em razão do aumento de casos da doença causada pelo vírus Coxsackie A 24 – enterovírus com alto poder de disseminação–, o monitoramento da conjuntivite passou a ser feito, desde 21 de fevereiro, pelo número de casos individuais e não por surtos, como era anteriormente.
Diante da situação, a notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde da cidade.

Em Guarulhos, a Secretaria de Saúde não dispõe um registro exato do número de casos. Segundo a pasta, o levantamento não foi realizado porque a conjuntivite não é uma doença de notificação compulsória.





No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou que o número de atendimentos no Complexo Hospitalar Padre Bento, que não passava de 100 por dia, atingiu 500 pacientes, entre segunda e quinta-feira.
A Pasta afirmou que apenas na manhã de hoje 75 pessoas foram atendidas com conjuntivite.

A publicitária e professora do ensino médio técnico Gláucia Passos, 25 anos, que trabalha na Avenida Paulista, está apreensiva. “Utilizo o transporte público e com esse surto da doença, essa aglomeração possibilita a propagação da doença.”

A orientação fornecida pelas Secretarias de Saúde é, diante dos sintomas, buscar atendimento médico nas UBSs, unidades de saúde e hospitais; e ainda, que após orientações, o tratamento pode ser realizado em casa.





Deixe seu comentário