A Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos é a matriz do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, que conta com um total de 09 bibliotecas, 02 bibliotecas especializadas e um Espaço Troca Livros.

Numa área de aproximadamente 1.590 m2, disponibiliza para a população mais de 170.000 exemplares, assinaturas de revistas e jornais e mapas.

Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos

Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos História

Era o ano de 1937 e Getúlio Vargas deveria encerrar seu mandato no ano seguinte, mas decidido a continuar no poder, suspendeu o processo democrático e em 10 de novembro daquele ano determinou o fechamento do Congresso Nacional, decretou uma nova Constituição e deu início ao Estado Novo.

Neste contexto vivia Guarulhos. Na época, era uma pacata cidade, sem muitos atrativos culturais. Isso motivou três funcionários públicos (João Ranali, Mário Boari Tamassia e Paulo de Morais) a elaborarem um projeto de criação de uma biblioteca municipal para o então prefeito José Moreira de Mattos. Em 20 de junho de 1939, foi criada a Biblioteca Pública Municipal, através do Ato nº 233.

O acervo de mil e quinhentos volumes foi montado com livros doados pela própria comunidade e o mobiliário foi cedido pelo Sr. Antonio Machado da Empresa de Ônibus Guarulhos (RANALI, 1986, p. 117-8).

Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos Pesquisa de Livros e Acervo

Se quiser saber se tem um livro, autor ou título no acervo, consulte o catálogo (por índice).





Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos Trabalhe Conosco

Quer fazer parte da equipe da Monteiro Lobato? Então preencha o formulário e envie seu currículo.

Horário de Funcionamento Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos

  • Segunda a sexta das 9h às 19h / Sábado das 9h às 14h

Endereço e Telefone Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos

  • R. João Gonçalves, 439 – Centro, Guarulhos – SP
  • Telefone: (11) 2087-6900

Outras informações e site

Mapa de localização

Biblioteca Monteiro Lobato Guarulhos
Rate this post