Criada em 2004 (Lei nº 6007 de 29/03/2004), a Secretaria de Transportes e Trânsito – STT (Secretaria de Transporte de Guarulhos) é o órgão gestor do transporte público e do sistema viário da cidade de Guarulhos.

Tem como premissa diária oferecer ao cidadão guarulhense melhores condições de mobilidade, monitorando 24 horas por dia as principais vias da cidade e toda rede de transporte coletivo municipal, táxis, escolares e moto-frete.

Secretaria de Transporte de Guarulhos

Estão entre os principais objetivos da pasta:

  • Fazer a gestão do Bilhete Único;
  • Gerenciar e fiscalizar a prestação do serviço de transporte público (ônibus, microônibus, táxis, escolares e moto-frete);
  • Monitorar o sistema viário, intervindo frequentemente para melhor fluidez do trânsito na cidade;
  • Fiscalizar o trânsito na cidade;
  • Realizar a implantação e manutenção da sinalização viária (vertical, horizontal e semafórica);
  • Gerenciar as principais obras de mobilidade na cidade, como a readequação do Trevo de Bonsucesso e a pavimentação das ruas de terra por onde trafega o transporte coletivo; entre outros;
  • Realizar eventos e cursos com abordagem educacional sobre trânsito e cidadania.

Central de Inteligência Integrada de Guarulhos

São 24 horas ininterruptas de fiscalização do trânsito, através de um novo conceito de segurança. Assim pode ser definida a Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG). No local são monitoradas as principais regiões da cidade através de câmeras instaladas nos principais cruzamentos do município que foram escolhidos levando em consideração o maior fluxo de veículos e pedestres, maior potencial de acidentes e roubos, pontos de alagamentos e as vias que proporcionam a entrada e saída do município.

A central faz o monitoramento do trânsito por meio de câmeras que possibilitam a maior fluidez do tráfego com o atendimento mais rápido das ocorrências, desde semáforos quebrados e lâmpadas queimadas até acidentes e alagamentos, com acionamento das equipes de resgate e da Defesa Civil.





São nove painéis que mostram em tempo real à equipe que controla a CIIG a situação do trânsito em vários pontos da cidade. O acionamento é feito imediatamente aos agentes mais próximos do local da ocorrência. A comunicação é feita através de radiofrequência com os agentes de trânsito.

A CIIG é considerada como um novo conceito de segurança pública, já que conta com a integração de diversos órgãos, como a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), Guarda Civil Municipal (GCM), SAMU, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. Todos trabalham sincronizados visando a segurança no trânsito, qualidade no transporte, uso e ocupação ordenada do solo, prevenção de acidentes naturais em zonas de risco e ao combate à criminalidade.

Secretaria de Transportes de Guarulhos Multas

Para consultar se o seu veiculo possui alguma multa acesse o site.

Secretaria de Transporte de Guarulhos Escola Pública de Trânsito

A Escola Pública de Trânsito (EPT) planeja, executa e monitora as ações de educação para o trânsito realizadas no município.

Parte do Departamento de Trânsito, a EPT foi instituída pelo Decreto Municipal 26869/2009, e sua atuação se dá em ações próprias ou em conjunto com as demais instituições (públicas ou privadas) de segurança viária. Dentre os projetos, a EPT concebe as ações do Maio Amarelo, da Semana Nacional de Trânsito, entre outros.

Horário de Funcionamento Secretaria de Transporte de Guarulhos

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Secretaria de Transporte de Guarulhos

  • R. Dora, 18 – Vila Barros – Guarulhos – SP
  • Telefone: (11) 2475-6996

Outras informações e site

Mapa de localização

Secretaria de Transporte de Guarulhos
Rate this post