O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região é o órgão da Justiça do Trabalho que abrange a cidade de São Paulo e as regiões de Guarulhos, Osasco, ABC paulista e Baixada Santista.

Somos cerca de 450 juízes, 94 desembargadores, 5.500 servidores e mais de mil profissionais terceirizados. A missão é promover a pacificação social, oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e efetiva.

Terminal São João Guarulhos

Para isso, estamos comprometidos com valores como ética, transparência, valorização das pessoas e da cidadania, inovação e acessibilidade.

Está presentes em 217 varas do trabalho, 18 turmas e 9 seções especializadas. Há também sete centros judiciais de solução de disputas e 20 secretarias administrativas.

O TRT-2 recebe anualmente cerca de 470 mil novos processos. É o maior tribunal trabalhista do país em termos de estrutura e de volume processual.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

A Justiça do Trabalho é um ramo do Poder Judiciário brasileiro composto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e Juízes do Trabalho, sendo que a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial de primeiro e segundo graus é exercida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O Supremo Tribunal Federal (STF) é a instância recursal máxima, atuando como guardião da Constituição Federal. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destina-se ao controle e aperfeiçoamento de todo o Poder Judiciário.

Criado em 1941 como Conselho Regional do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região passou a fazer parte do Poder Judiciário em 1946. Naquele tempo, a jurisdição compreendia os estados do Paraná e Mato Grosso, além de todo o estado de São Paulo.

O Regional era composto por Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), que contavam, cada uma, com um juiz-presidente e dois juízes vogais, sendo um representante dos trabalhadores e outro dos empregadores. O segundo grau era formado pelos juízes de tribunal e também por juízes classistas, um para cada representação.





Com o passar dos anos, o país industrializou-se e os centros urbanos desenvolveram-se. O TRT-2 viu sua demanda crescer, apesar da diminuição da jurisdição do Regional, que hoje abrange a região metropolitana e a Baixada Santista. A CLT passou por mudanças. Saíram de cena as juntas de conciliação e julgamento, entraram as varas do trabalho. A figura dos juízes classistas foi extinta. A Justiça do Trabalho ganhou novas competências, modernizou-se. Hoje, com 217 varas, composto por 94 desembargadores, cerca de 500 juízes e mais de 5.000 servidores, o TRT-2 é o maior tribunal trabalhista do país.

Terminal São João Guarulhos Linhas

Acesse o site e veja todas as linhas do terminal.

Horário de Funcionamento Terminal São João Guarulhos

  • Segunda a domingo das 3h30 ás 2h

Onde Fica, Endereço Terminal São João Guarulhos

  • Estr. Guarulhos-Nazaré, s/n – Jardim São João – Guarulhos – SP

Outras informações e site

Mapa de localização

Terminal São João Guarulhos
Rate this post