CRAS Guarulhos (Centro de Referência da Assistência Social) é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio-assistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos sócio-assistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

É o local que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sócio-assistenciais e à proteção social.

CRAS Guarulhos

Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; A existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.

Reconhece-se, portanto, ser atribuição exclusiva do poder público, o trabalho social com famílias, sendo esta a identidade que deve ser expressa no espaço físico do CRAS.

No CRAS, portanto, deve ser necessariamente ofertado o PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.

O que é o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Guarulhos?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.

Serviços e Documentos CRAS Guarulhos

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socio-assistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social. Para dar entrada no Bolsa Família, primeiramente você precisa fazer o cadastro único. Veja quais são os documentos que você deve levar ao CRAS para realizar o cadastro.

Representante da família





  • CPF ou o Título de Eleitor
  • Comprovante de residência (água ou luz); este documento não é obrigatório, mas facilita o preenchimento do cadastro.
    De preferência mulher, a representante da família será a pessoa responsável por responder às perguntas feitas pela equipe do CRAS para a realização do cadastro. Ela deve ter pelo menos 16 anos, fazer parte da família e morar na mesma casa dos outros membros da família.

Horário de Funcionamento CRAS Guarulhos

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone CRAS Guarulhos

  • CRAS Centro: Av. Brigadeiro Faria Lima, 375 – Cocaia – Tel.: 2087-4275 / 2087-4279
  • CRAS Itapegica: Alameda Tutoia, 534 – Gopoúva – Tel.: 2421-0656
  • CRAS Ponte Alta: Av. Luiz Gonzaga do Nascimento, s/nº – Ponte Alta – Tel.: 2438-1507
  • CRAS Centenário: Rua Centenário, 367 – Jd. Centenário – Tel.: 2408-4518
  • CRAS Cumbica: Rua Santo Antônio do Ingá, 723 – Jardim Cumbica – Tel.: 2229-5812
  • CRAS Acácio: Rua Maria Luiza Pericó, 177 – Jd. Acácio – Tel.: 2406-2113 / 2304-7564
  • CRAS Santos Dumont: Rua Adalberto Bellini, 214 – Jd. Bananal – Tel.: 2467-3315
  • CRAS São João: Rua Marcial Lourenço Seródio, 644 – Jd. São João – Tel.: 2467-2535
  • CRAS Presidente Dutra: Av. Rio Real, 218 – Jd. Presidente Dutra – Tel.: 2433-2882
  • CRAS Marcos Freire: Estrada Capão Bonito, 53 – Jd. Maria de Lourdes – Tel.: 2484-0809
  • CRAS Nova Cidade: Rua Itália, 13 – Parque das Nações – Tel.: 2304-6304
  • CRAS Sítios dos Morros: Rua Samuel Libório de Ávila, 24 – Jd. Valéria – Tel.: 2455-9115

Outras informações e site

Mapa de localização CRAS Centro

CRAS Guarulhos
5 (100%) 1 voto